\ A VOZ PORTALEGRENSE: Leituras de 'fim-de-semana'

domingo, julho 23, 2006

Leituras de 'fim-de-semana'

O semanário ‘Expresso’ de ontem, dia 22 de Julho, traz uma notícia e um comentário na última página do denominado primeiro caderno, que merecem reflexão e análise.
*
Começando pelo comentário, este é de José Cutileiro.
A razão da sua transcrição deve-se à crítica que nele é feita à actual administração dos EUA, e, também, à crítica indirecta a Israel.
O facto de estas críticas serem uma novidade na prosa semanal do embaixador, revelam até que ponto a ‘direita champagne’ se sente mal em apoiar a Administração Bush e o estado do Israel na actual guerra no Médio Oriente.
Claro que no texto não faltam as suas habituais diatribes contra as posições da Rússia e da União Europeia sobre a crise naquela região mártir, mas, repete-se, o importante é o incómodo de Cutileiro em relação a Israel e à América.
*
A notícia da morte de Rosa Casaco (não assinada, portanto da responsabilidade da Redacção) e a colagem consequente do ‘caso Delgado’, levam a recordar a leitura do livro de Patrícia McGowan Pinheiro, ‘Misérias do Exílio – Os últimos meses de Humberto Delgado’.
Que dizer Da Pulhice Do Homo Sapiens? [mj]