\ A VOZ PORTALEGRENSE: Henrique Barrilaro Ruas

sexta-feira, julho 14, 2006

Henrique Barrilaro Ruas

No III Aniversário da sua Morte
.
Henrique José Barrilaro Fernandes Ruas nasceu na Figueira da Foz, a 23 de Março de 1921. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra, foi assistente da Faculdade de Letras de Lisboa e antigo Bolseiro do Instituto de Alta Cultura, da Fundação Gulbenkian e do Governo Francês.
Muito cedo entrou no plano das responsabilidades sociais, como presidente do C.A.D.C. (Centro Académico da Democracia Cristã) em Coimbra, foi um dos fundadores do Centro Nacional de Cultura, da revista de cultura monárquica Cidade Nova, e dos movimentos políticos Instituto António Sardinha e Renovação Portuguesa. Pertenceu à Convergência Monárquica e à Causa Monárquica. Foi deputado pelo PPM, ao tempo da AD, à Assembleia da República.
Historiador e ensaísta, da sua vasta obra destaca-se, A moeda, o homem e Deus (1957), Vida do Santo Condestável Dom Nuno Álvares Pereira (1969), A Liberdade e o Rei (1971) e Luís de Camões (1999). O último ensaio publicado é uma edição comentada e anotada de Os Lusíadas (2002).
Henrique Barrilaro Ruas é depois de António Sardinha, de quem se considerava discípulo, o maior doutrinador do século XX daquele Ideal que se traduz por Deus, Pátria e Rei.
Católico, nacionalista e monárquico, certo dia escreveu-me, "com a verdadeira amizade do velho tio e companheiro de armas".
Faleceu na sua casa da Parede, na madrugada de 14 de Julho de 2003, faz hoje precisamente três anos.
Mário Casa Nova Martins