\ A VOZ PORTALEGRENSE: Batalha Final e o Club de l'Horloge

sábado, agosto 26, 2006

Batalha Final e o Club de l'Horloge

Trofim Denissovitch Lyssenko (Setembro de 1898 em Karlovka, Ukrania - 20 de Novembro de 1976 em Kiev) foi um herói da URSS na Agricultura. Está na origem de uma teoria genética não científica que ajudou a impor na União Soviética durante a ditadura de Estaline.
*
No notável ensaio de Rodrigo Nunes na sua ‘Batalha Final’ da passada quarta-feira 23 de Agosto, intitulado ‘O Club de l´Horloge e a “preferência nacional”’, é afirmada a importância dos Grupos de Pensamento como o GRECE e o Club de l´Horloge, na formação de uma elite política.
Há muito afastados das iniciativas deste último, fomos colher informação ao seu site. E logo deparámos com uma iniciativa que reputamos do maior interesse e significado. Referimo-nos a ‘Le prix Lyssenko - prix de la désinformation scientifique ou historique’, que esta instituição criou em 1990, e que serve para preservar na história das ciências esta fraude científica.

http://www.clubdelhorloge.fr/lyssenko.php

A figura de Lyssenko surge-nos pela primeira vez no ‘Nova Direita Nova Cultura’, páginas 129 a 132, de Alain de Benoist, das Edições Afrodite.
Na parte dos ‘Fundamentos’, no tema ‘Biólogos’, é dissecado o que ficou conhecido como a tentativa de conciliação do marxismo com a genética, e que originou na Rússia um gravíssimo retrocesso naquela ciência.
Escreve Alain de Benoist:
“Durante os seus trabalhos, o ucraniano inteirou-se que os princípios gerais da «genética burguesa» não confirmavam em nada a teoria marxista segundo a qual o indivíduo é maleável, à vontade, sob influência do ambiente. Achou-se então na obrigação de fundar uma outra baseada em hibridações miraculosas. Nesta «nova ciência», todas as diferencias observadas nos seres vivos são levadas à conta do ambiente (educação, meio social, clima, etc.). Modificando o meio, Lyssenko espera poder modificar, da mesma cajadada, a constituição física e psicológica e tornar transmissíveis de caracteres adquiridos».

Ficaremos atentos aos Estudos e Iniciativas do Club. [mj]