\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

sexta-feira, agosto 25, 2006

Crónica de Nenhures

Portugal Pequenino
Começa hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, época 2006-2007.
Sem pretendermos fazer qualquer futurismo, limitamo-nos a falar da geografia da I.ª Liga.
É um facto que ela ‘passa-se’ entre os aeroportos de Funchal, Lisboa e Porto, nas visitas aos clubes da Madeira e destes às outras catorze equipas, e nas auto-estradas A1 (Leiria, Lisboa, Coimbra, Porto), A2 (Setúbal), A3 (Braga, Vila das Aves), A4 (Paços de Ferreira), A9 (Amadora), A14 (Figueira da Foz) e A25 (Aveiro).
Segundo a ‘ViaMichelin’, exceptuando as deslocações à Madeira, a maior distância é entre Setúbal e Braga, que é de 394 quilómetros.
Os dezasseis clubes pertencem a doze cidades, um em Setúbal, três em Lisboa, um na Amadora, um em Leiria, um em Coimbra, um na Figueira da Foz, um em Aveiro, dois no Porto, um em Paços de Ferreira, um em Vila das Aves, um em Braga, e dois no Funchal.
Em termos de regiões, há duas equipas na Madeira, cinco na zona de Lisboa, quatro na zona Litoral Centro, e cinco na Zona do Porto.
Todo o campeonato vai-se disputar junto ou muito perto do mar. Amadora, Leiria, Coimbra, Paços de Ferreira, Vila das Aves e Braga não têm mar, as outras cidades são marítimas.
As assimetrias económicas de Portugal estão fielmente retratadas nesta análise. Os clubes da Madeira são apoiados pelo Governo Regional, condição para poderem disputar este campeonato. Depois, há somente três regiões representadas, e que correspondem às mais desenvolvidas do país: Lisboa, Porto e a região entre Leiria e Aveiro, esta em franco crescimento económico.
MM