\ A VOZ PORTALEGRENSE: Memórias de HNO

sexta-feira, agosto 18, 2006

Memórias de HNO


Em ‘Arrumando o sótão…’, Humberto Nuno de Oliveira recorda hoje no seu ‘Reverentia’ a proibição do PDC concorrer a eleições.
Esse facto político teve lugar nas eleições para a Assembleia Constituinte, em 25 de Abril de 1975.
No rescaldo dos acontecimentos do 11 de Março de 1975, o PDC foi impedido de concorrer às eleições que iriam ter lugar no mês seguinte.
Concorria em coligação com o CDS, a UCDC (União do Centro e Democracia Cristã).
Era uma coligação ‘imposta’ pela então União Europeia das Democracias Cristãs, que ‘obrigava’ os seus membros a coligarem-se no mesmo país.
Por essa altura, PDC e CDS ‘lutavam’ para serem aceites como membros de pleno direito naquela organização europeísta, e não meros observadores.
Convirá lembrar o nascimento destes dois partidos. Enquanto o CDS era fundado com a bênção do MFA, o PDC surge da vontade de gente que estava foram do regime.
E uma das curiosidades deste processo tem a ver com o facto de na época o PDC ter uma maior implantação nacional que o CDS, ter sido reconhecido internacionalmente primeiro, e foi aquele que foi proibido. Quiçá, mais uma particularidade daqueles tempos.
E ficou como a ‘direita possível’, o CDS.
José Sanches Osório, ao tempo Secretário-Geral do PDC, deixou uma memória escrita destes acontecimentos, de que existe tradução portuguesa. [mj]
*