\ A VOZ PORTALEGRENSE: Vanguarda e a História do PDC

sábado, agosto 19, 2006

Vanguarda e a História do PDC

No ‘Reverentia’ o Ilustre Blogger da ‘Vanguarda’ deixou este comentário, ao qual vou responder, segundo a minha leitura dos factos.
*
Como não consigo deixar comentário na "Voz Portalegrense" deixo-o aqui:
Já tinha lido algures qualquer coisa sobre essa coligação (PDC+CDS), que acabou por não ir para a frente porque o PDC foi proibido de participar na eleição para a Constituinte, certo? Já agora, qual o argumento para proibir a participação na eleição para a Constituinte?
O MRPP, por exemplo, também foi proibido de participar, salvo erro com o argumento do que o seu emblema (foice e martelo) era confundível com o do PCP, e como o MRPP se recusou a alterar o emblema ficaram de fora (é claro que a razão real seria não dividir o voto do PC).
*
«E uma das curiosidades deste processo tem a ver com o facto de na época o PDC ter uma maior implantação nacional que o CDS, ter sido reconhecido internacionalmente primeiro, e foi aquele que foi proibido.» Talvez porque fosse mais "perigoso" que o inócuo CDS... Mas, foi depois proibido? Então o PDC não existiu até há poucos anos? Foi reconstituído após essa proibição?
*******
O PDC foi proibido de participar nas eleições porque ‘estava envolvido’ no 11 de Março, principalmente o então seu Secretário-Geral José Sanches Osório, um dos fundadores do partido, spinolista convicto e porta-voz da Junta de Salvação Nacional.
Esta é a justificação oficial.
Tenho também, o número seguinte da ‘Presença Democrática’, n.º 8, datado de Dezembro de 1975, em que este caso está explicado, negando a ‘tese oficial’.
O curioso deste caso, é que o PDC não foi ilegalizado, como por exemplo o Partido do Progresso - Movimento Federalista Português no pós - 28 de Setembro de 1974, podendo no futuro concorrer a eleições.
Quanto ao MRPP, se bem que na época fosse comprador e leitor do ‘Luta Popular’ (no fundo, o jornal mais anti-PCP da altura…), já não recordo as razões.
Concordo quando escreve que o PDC era mais perigoso que o CDS. Lendo os locais em que se realizavam comícios e comparando as fotografias de comícios na ‘Presença Democrática’ do PDC e na ‘Democracia 74’ do CDS, vê-se a diferença de implantação e mobilização daqueles partidos.
O CDS (embora recusando sempre o epíteto de da Direita) é indiscutivelmente uma ‘criação’ do MFA, que necessitava de uma Direita (polida e cordata) para credibilizar o regime. Recordo que a social-democracia do PPD apresentava no seu programa inicial abundantes laivos de marxismo.
Depois, o PDC continuou o seu caminho. Lembrava apenas uma coligação que fez com o MIRN e a FN, e que no blog ‘Fascismo em Rede’ há uma fotografia com os símbolos dos três partidos unidos.
Sem concorrer a eleições e sem apresentar contas às instituições devidas, diria que o PDC se auto-dissolveu.
Pela qualidade pessoal, política e intelectual dos seus fundadores e dirigentes, o PDC merecia ter tido outra História.
*
Post Scriptum - Sem conseguir datar, recordo uma tentativa de assimilação do PDC por parte do CDS.
Sanches Osório sai do PDC em 22 de Junho de 1979 para o CDS.
Terá sido nessa altura?
*