\ A VOZ PORTALEGRENSE: Fraude jornalístico-capitalista

sábado, setembro 16, 2006

Fraude jornalístico-capitalista







Não se pretende discutir o aspecto ideológico da questão, isto é, do posicionamento do jornal em termos políticos, económicos e sociais. Mas, só por uma razão, o ‘Expresso’ merece ser castigado por todos os intervenientes que têm possibilitado a sua longevidade.
A inexistência de concorrência levou a que um modelo gráfico velho e fora de moda persistisse tanto tempo. E isto foi, ao longo de anos, uma falta de respeito para leitores e anunciantes.
Hoje, o ‘novo’ ‘Expresso’, surgido por força do aparecimento de um concorrente, já podia ter aparecido há muito tempo. Por isso, será castigado em termos de vendas e de publicidade.
Por outro lado, no novíssimo ‘Sol’, o arquitecto Saraiva, por ele próprio na terceira pessoa, ou por interposta pessoa, o texto não vem assinado, justifica a necessidade de concorrência para o ‘Expresso’, mas essa alternativa àquele jornal passava por criar um outro dentro do mesmo grupo económico!
Enfim, seria ‘dois em um’, para gozo financeiro do Grupo Impresa e fraude para pagadores anunciantes e consumidores leitores.
A ideia de José António Saraiva assentava que nem uma luva na lei do Monopólio. Enfim, Capitalismos.
[mj]