\ A VOZ PORTALEGRENSE: Joachim Fest, biógrafo de Adolf Hitler

domingo, setembro 17, 2006

Joachim Fest, biógrafo de Adolf Hitler


Joachim Clemens Fest
(Berlim, 8/12/1926 - Kronberg im Taunus, 11/9/2006)
*
O historiador e jornalista alemão Joachim Fest, autor da biografia definitiva de Adolf Hitler, morreu aos 79 anos de idade.
Fest, que era visto como uma das maiores autoridades sobre o Nacional Socialismo, morreu na sua casa de Kronberg, perto de Frankfurt.
Visto como um conservador, Fest obteve a fama quando publicou o seu best-seller na Alemanha em 1973 como "Hitler. Eine Biografie" ("Hitler. Uma biografia"). No seu livro, Fest argumentava que as habilidades políticas e pessoais de Hitler foram o centro do sucesso de seu partido, distanciando-se dos historiadores que davam mais ênfase às circunstâncias interguerras na Alemanha quando falavam sobre a ascensão do partido nazi.
O livro de Fest "Inside Hitler's Bunker: The Last Days of the Third Reich" ("Dentro do bunker de Hitler: os últimos dias do Terceiro Reich") foi a base do filme alemão de 2004 "A queda", um retrato claustrofóbico dos últimas dias de Hitler.
Sobre outros livros de Fest, estão uma biografia lançada em 1999 do arquitecto de Hitler, Albert Speer, e um estudo da tentativa de assassinato de Hitler em 20 de Julho de 1944.
As suas memórias de infância serão publicadas brevemente, sob o título "Ich Nicht" ("Não eu").