\ A VOZ PORTALEGRENSE: Banca e Banqueiros I

quinta-feira, outubro 19, 2006

Banca e Banqueiros I

Recebemos a “carta” que abaixo transcrevemos via mail, pela gentileza de um Amigo sempre atento a tudo o que nos rodeia, sejam um livro ou uma revista novos, um site de qualidade, um facto político, económico ou social de relevo, enfim, um espectador comprometido mas crítico com a nossa Sociedade.
A “carta” é de uma oportunidade flagrante, mostrando o verdadeiro cartel em que se transformou a banca. Mas, não se pense que é só em Portugal. Não, nos outros países a situação é idêntica.
A cartelização do sector bancário é um processo semelhante ao que está a acontecer noutros sectores da economia, representando o regresso ao primitivo capitalismo selvagem.
Por outro lado, as facilidades que a banca dá a particulares para obterem empréstimos para a compra do mais variado tipo de bens, é uma armadilha, como se comprova com o cada vez maior endividamento de particulares e famílias, verdadeiro flagelo social deste tempo, e gravíssima situação para a economia nacional.
Mas isso não interessa à banca, só preocupada na obtenção do lucro máximo em todas as operações que realiza.Porém, não se pense que é saudável a situação económico-financeira da banca portuguesa.
Excessivo crédito malparado e aplicação incorrectas, tornaram-na altamente dependente da banca internacional, sedeada nos principais centros financeiros do Planeta. [mj]