\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, novembro 17, 2006

Desabafos

A barragem da Apartadura não tem água para dois anos consecutivos de seca, enquanto a barragem da Póvoa, além de não ser muito rentável, as suas reservas com um prolongado estio pouco mais dão que para dois anos. Como este estado das coisas, torna-se imprescindível a construção de uma terceira barragem, situada no Pisão.
Tudo isto é do conhecimento público, contudo, os anos passam e nada se faz para que as coisas mudem.
Com as chuvas que já caíram neste Outono, é verdade que as reservas aquíferas estão a níveis superiores à média para esta altura do ano, pelo que, mesmo chovendo abaixo do normal até ao Verão de 2007, não haverá problemas de maior quanto ao abastecimento de água às populações do distrito de Portalegre que têm como Mãe-de-Água as Serras de Marvão, Portalegre e São Mamede.
É caso para dizer, onde já vai o ano de 2005, com todos os problemas provocados por uma seca prolongada. Até parece que nunca existiu!
Aquela gente que tem o direito de planificar a longo prazo as Políticas da Água, tendo em conta todos os indicadores climáticos que indicam alterações nos ciclos de seca e de chuva, estará descansada, porque nem é preciso mudar algo para que tudo fique na mesma.
Quando novo período de seca surgir, e a sua imprevisibilidade é total, então de novo surgirá a conversa sobre a construção da barragem do Pisão, que é peça fundamental para o fim dos sobressaltos provocados pela falta de água neste região, no fundo tão fértil naquele cada vez mais precioso líquido.

MCNM
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 3/11/06