\ A VOZ PORTALEGRENSE: Semana Académica

domingo, novembro 19, 2006

Semana Académica

Falando da Semana Académica, ela é sem dúvida a pré-Queima das Fitas, que tinha deixado de se fazer após o Luto Académico decretado em 1969, ano da crise estudantil que alastrou pelas Academias.
Mas em 1978 tem lugar uma espécie de “balão de ensaio”.
No Colégio de São Teotónio há uma festa, de certa forma particular, em que os estudantes trajam de capa e batina.
Os convites para a festa foram feitos boca a boca, com reserva e algum secretismo.
Fomos convidados pela Isabel Bento, e fomos com a Maria de Fátima.
Tudo se resumiu a algumas brincadeiras académicas e aos ef-erre-ás da praxe, no pátio interior do Colégio. Porém, a certa altura caiu uma quantidade apreciável de ovos no pátio, o que causou algumas nódoas no fato e pouca ou nenhuma apreensão. À saída houve alguns cuidados, mas todos saíram sem o traje académico, e nada de mais se passou.
Mas foi este o embrião do Movimento Pró-Reorganização e Restauração da Praxe Académica de Coimbra, que vai levar à realização da Semana Académica em 1979, com praticamente todos os eventos que caracterizavam a Queima das Fitas.
A Praça da República era o ponto nevrálgico. Na esquina da Rua Alexandre Herculano com a Praça, à direita de quem desce, situavam-se dois cafés frequentados pela extrema-esquerda (a gente da UEC reunia-se na Clepsidra), e nessa confluência é que as coisas eram mais “aliciantes”…
Mário Casa Nova Martins