\ A VOZ PORTALEGRENSE: O amigo dos pobrezinhos

sábado, dezembro 23, 2006

O amigo dos pobrezinhos

A FESA, Fundação Eduardo dos Santos, é uma entidade de carácter privado que tem como objectivo primordial auxiliar os poderes públicos na solução dos problemas que afligem o país.
Idealizada pelo Presidente de Angola, Eng. José Eduardo dos Santos, seu Patrono, a FESA surgiu em 1966 e tem contribuído não só para amenizar o sofrimento das populações menos desfavorecidas, mas, principalmente, empenhando-se em proporcionar acesso à educação e ao trabalho.
Os seus
Órgãos Directivos são presididos por Ismael Diogo da Silva.
*
José Eduardo dos Santos (28 de agosto de 1942 - ), natural de Luanda, Angola é o segundo presidente da Republica de Angola.
O presidente José Eduardo dos Santos assumiu a presidência de Angola após a morte do seu antecessor, Agostinho Neto.
Presidente da República de Angola, comandante em chefe das F.A.A (Forças Armadas Angolanas), presidente do M.P.L.A. (Movimento Popular de Libertação de Angola) o maior partido e que sustenta o governo angolano.
É por muitos considerado, o homem mais rico do país, a sua família controla algumas empresas do sector de construção, petrolífero, telefonia, de recolha de lixo na cidade capital, Luanda, do ramo diamantífero, bancário e no sector hoteleiro com a gestão do famoso restaurante Miami Beach em Luanda e acções em alguns hotéis badalados da cidade capital.
Governa o seu país desde 1979, tendo sido o mais votado nas eleições gerais de 1992 em que teve como concorrente principal o falecido Jonas Savimbi, numas eleições consideradas como justas pela opinião pública internacional, mas que nunca chegou a ter o segundo turno.
Os resultados não foram aceites pelo último que reiniciou uma guerra civil que terminou em 2002 com a sua morte e a assinatura dos acordos de paz no dia 4 de Abril do mesmo ano.
A presidência de José Eduardo dos Santos é marcada por uma contestação popular silenciosa caracterizada por murmúrios, com várias remodelações ministeriais a conhecida “dança das cadeiras” e por uma ditadura algo subtil.
_______
Não se esperaria de tão “democrata” personagem esta faceta altruísta. E já desde 1966!!!
Curiosamente, os seus “amigos” velhos e principalmente os “novos”, nas tribunas que têm ao seu dispor, não alardeiam a filantropia deste ditador, hoje grande amigo dos EUA…
MM