\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

terça-feira, dezembro 26, 2006

Crónica de Nenhures

Falência a prazo
*
Ainda não terminou a primeira volta da Liga de Futebol indígena, e já está tudo praticamente “resolvido”. O FCP será o campeão, enquanto o segundo lugar, com entrada directa na Liga dos Campeões é o “campeonato” da «Segunda Circular», enquanto a norte, Boavista e Braga disputam os lugares na Taça UEFA.
A moribunda, porque desinteressante e financeira desastrosa, Taça de Portugal servirá somente para um clube de menor dimensão ir à também economicamente negativa Taça UEFA.
Com assistência médias aos jogos de pequenos milhares de adeptos, em que há prejuízo na organização dos jogos para os visitados, porque os custos fixos sempre mais do que duplicam em relação à receita de bilheteira, o futuro dos clubes portugueses, à excepção dos três “grandes” é mais do que duvidoso.
Além da falta de credibilidade, o futebol português vive acima das suas possibilidades económicas, aumentando cada mês que passa o não pagamento de salários a jogadores, equipa técnica e médica. Um descalabro!
E, em doze meses do ano, apenas em sete há competição. Que fazer?
Passando para a II Liga, outro problema, não de dimensões económicas tão elevadas, mas à escala, mais graves.
E a nível das camadas jovens, Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Escolas? Dramático! Só a carolice de «meia dúzia» de adeptos mais entusiastas conseguem manter em funcionamento estes campeonatos, nacionais e distritais.
E os campeonatos distritais? Só quem conhece este universo pode dizer do amadorismo em que se realizam.
Mas, a Liga de Futebol Profissional, a Federação Portuguesa de Futebol e as Associações Distritais de Futebol, não têm problemas financeiros. E esta?!...
MM