\ A VOZ PORTALEGRENSE: Escolhas de Eurico de Barros

sábado, dezembro 23, 2006

Escolhas de Eurico de Barros

Costumo chegar ao final do ano com mais filmes de que gostei do que tenho dedos nas mãos para os contar. Este ano, ficou rés-vés-Campo de Ourique.
A tarefa de selecção dos "10 mais", que costuma ser demorada e torturada, foi rápida e quase indolor. Uma ou duas hesitações, dois ou três títulos riscados e já está. Sinal de que 2006 foi um ano de vacas bastante magras, apesar de todas as semanas se estrearem carradas de filmes.
Se nem Hollywood escapou a ter um ano atípico, como é que poderia ser diferente em Portugal?

Entretanto, e como já se tomou um hábito desagradável, vários bons filmes, americanos e não apenas, nem sequer tocaram nas telas, caindo directamente no mercado do DVD. E estou a falar de filmes que, profissionalmente trabalhados e acarinhados, até fariam figura decente nas salas. Adiante.
Quais são os melhores filmes de 2006?
São os filmes de que eu gostei mais, muito simplesmente. Vão desde Match Point, o grande e amoral regresso de Woody Allen, até ao irrotulável O Mundo ao Contrario, de Terry Gilliam, pelo qual ninguém deu em parte nenhuma; de O Mundo, ou a China em mudança a mata-cavalos, retratada por Zia Jhang Ke, até O Céu Gira, o documentário da espanhola Mercedes Álvarez, sobre pegadas de dinossauros, numa aldeola onde só resta um punhado de velhos e a passagem do tempo sobre tudo; de A Lula e a Baleia, de Noah Baumbach, retrato cómico-dolorido da desintegraçãode uma família americana urbana, até Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos, dos estreantes Jonathan Dayton e Valerie, sobre uma família de falhados que descobre que afinal é mais unida do que pensava. E mais os restantes da lista abaixo.
A ver se em 2007 as vacas cinematográficas engordam.
.
1. 'Match Point'
Woody Allen

.
2. “O Mundo”
Jia Zhang Ke
.

3. “O Céu Gira”
Mercedes Álvarez
.

4. “Voltar”
Pedro Almodóvar
.

5. “O Segredo de Brokeback Mountain”
Ang Lee
.

6. “Uma História de Violência”
David Cronenberg

.
7. “A Lula e a Baleia”
Noah Baumbach

.
8. “World Trade Center”
Oliver Stone

.
9. “Uma Família à Beira de um Ataque...”
Jonathan Dayton/Valerie Faris

.
10. “O Mundo ao Contrário”
Terry Gilliam

.
in, DN - 6.ª - 22 DEZEMBRO 2006 - p. 23