\ A VOZ PORTALEGRENSE: Feira de Velharias

sábado, dezembro 30, 2006

Feira de Velharias

Em Novembro não pudemos visitar a Feira de Velharias. Mas, neste último sábado do mês lá fomos dar “uma vista de olhos”. Sem ser tão entusiasmante como há dois meses, foi possível encontrar três peças que reputamos de interesse.
Em primeiro lugar falamos da 4.ª edição da «Pequena História da Moderna Poesia Portuguesa», de José Régio. Temos as três anteriores, a primeira de 1941, a segunda s/data, ambas da Editorial Inquérito, a terceira de 1974 com introdução de Fernando Guimarães e agora a quarta de 1976 com introdução por João Gaspar Simões, também ambas da Brasília Editora.
.
Segundo o Catálogo de Edições, Maio de 2006, da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, as Actas do colóquio internacional, seguida de uma antologia de textos intitulada «Anastácio da Cunha, 1744 - 1787, o matemático e o poeta» estão esgotadas. Encontrámo-las, e na altura em que Anastácio da Cunha vê a sua Obra re-descoberta, é um contributo importante conhecê-la por intermédio da leitura destas Actas.
.
Por fim, são de 1958 os dez fascículos da obra editada pelos Estúdios Cor intitulada «Panorama das Ideias contemporâneas». Este tipo de obras são sempre datadas, porém não deixam de ter o maior interesse para o estudo da época em que foram dadas à estampa. Nomes como Sigmund Freud, Martin Heidegger, ou Oswald Spengler, Georg Lukacs, ainda Teilhard de Chardin, Benedetto Croce, são alvo de análise.
Mário Casa Nova Martins