\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Desabafos

O futebol em Portalegre está de parabéns.
Um jovem nado e criado nesta terra de “fim do mundo”, e formado para o desporto-rei nas Escolinhas do Grupo Desportivo Portalegrense, é motivo de orgulho pela sua chamada à Selecção Nacional de Futebol na categoria de sub-18.
Cristiano Araújo, de seu nome, jogou nas Escolas e nos Infantis do Desportivo, tendo depois rumado a Lisboa para representar o Sporting Clube de Portugal. Mas, fundamentalmente as saudades da Família levaram a que o clube da Segunda Circular entendesse que para o seu crescimento humano e desportivo seria melhor regressar às origens.
Assim, eis Cristiano Araújo de novo em Portalegre e a representar o Clube Desportivo Portalegrense, legítimo herdeiro do bicampeão nacional da III Divisão, o saudoso e de boa memória Grupo Desportivo Portalegrense.
Não tem sido fértil esta terra em jogadores de primeiro plano no futebol nacional, contando-se pelos dedos de uma mão os seus nomes. Mas muito têm feito todos os clubes que desde os primórdios desta modalidade têm construído a história do futebol em Portalegre.
Se hoje o Sport Clube Estrela caminha com todo o mérito para o regresso na próxima época ao terceiro escalão do futebol nacional, o Clube Desportivo Portalegrense vê reconhecido o seu papel de formador de jovens, quando pela voz do seu Presidente, em entrevista ao semanário de Portalegre “Alto Alentejo”, se afirma ser o clube com mais atletas inscritos em Portalegre, feito notável quando se sabe a falta de apoio que as instituições dão à formação dos jovens que no futebol procuram crescer como Cidadãos.
MCNM
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 29/12/06