\ A VOZ PORTALEGRENSE: A Direita em Portugal

terça-feira, janeiro 30, 2007

A Direita em Portugal

Edmund Burke
(Dublim, 12 de Janeiro de 1729 — Beaconsfield, 9 de Julho de 1797)
*
Infelizmente não existe um partido de direita em Portugal. Digo-o com tristeza, mas parece cada vez mais evidente.
O PND é um partido liberal que se apresenta em muitas matérias mais à esquerda do CDS. A liberdade de voto no aborto, a defesa das classes médias, algumas conversões maçónicas, a insistência na ideia de que não era um partido de direita...
O PNR também não é um partido de direita, veja-se a quantidade de ideias socialistas que por lá pululam. É tudo direitos dos trabalhadores, direitos materiais dos portugueses... Não há uma reflexão sobre o que é a Tradição Portuguesa. Então quando vem a conversa do Europeísmo e do país branco.
Fica o CDS que já foi Popular e agora volta a ser Democrata Cristão, que (partida do Portas) não pode voltar a sair do PPE e fica assim num limbo... Não pode ser soberanista, porque seria trucidado na Europa, não pode ser liberal porque os ditos estão no PSD.
E o futuro não está muito famoso, também! Faz falta um partido da direita que assumisse claramente a moral cristã desta terra, que a liberdade é essencial e o socialismo é um erro (o que obviamente não iliba o estado de responsabilidades de caridade e solidariedade, que se regem pela prudência e não por direitos universais), que temos o peso de quase mil anos de história e responsabilidades para com os mortos e com os povos que de nós dependeram e que o regime vigente abandonou.
_______
Post Scriptum – Chegou à caixa de comentários da
Crónica de Nenhures o texto que acima transcrevemos. Dada a sua excelência, e porque nem todos os dignos Visitantes deste Lugar vão ler comentários, tomamos a liberdade de o trazer como Postal.
É com contributos como este que será possível construir um pensamento de Direita em Portugal.
O Pasquim da Reacção tem uma História na defesa da Identidade Nacional. Que continue!
Mário Casa Nova Martins