\ A VOZ PORTALEGRENSE: Disparates do Mundo

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Disparates do Mundo

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto, é de novo arguido no denominado processo “Apito Dourado” porque Catarina Salgado, ex-companheira do visado, descodificou as expressões ‘fruta’, ‘fruta de dormir’ e ‘café com leite’, as quais se ligam com a prostituição.
.
As receitas do desporto escolar, provenientes do Orçamento de Estado (OE) e do totoloto, registaram uma diminuição nos últimos anos, revela o estudo “Desporto Escolar – Um Retrato”. A diminuição das apostas no totoloto, que contribui com 98% das receitas, e a descida das verbas do OE, que em 2002 ascenderam a 484 377 euros e em 2005 apenas a 42 500 euros, justificam este decréscimo.
.
O Banco de Portugal prevê que os juros a pagar a credores estrangeiros e os lucros que saem do País em 2007 irão bater novo máximo. Em 2006, esse volume atingiu 1 100 milhões de euros/mês
.
Portugal foi o país da União Europeia a 27 que menos cresceu no terceiro trimestre de 2006 e foi o único Estado membro a registar uma contracção da economia em comparação com o trimestre anterior, de acordo com os dados da Comissão Europeia.
.
Nuno Melo demitiu-se da liderança do grupo parlamentar do CDS/PP com várias críticas à direcção do partido, liderada por José Ribeiro e Castro, mas assegurando que fica na Assembleia da República e não se recandidata ao cargo.
.
A eurodeputada socialista Ana Gomes acusou o ministro Luís Amado de transmitir informações erradas à comissão do Parlamento Europeu que investiga o caso dos voos da CIA. Em carta que dirigiu a Carlos Coelho, eurodeputado do PSD que preside à comissão, refere-se ao enquadramento político-diplomático que Luís Amado deu a sete voos de e para Gunatánamo com passagem por Portugal que o próprio ministro confirmou terem acontecido.
.
Uma taxa de alcoolemia zero para os jovens condutores e para os motoristas de veículos de transporte de passageiros e de produtos perigosos, é uma proposta do Parlamento Europeu num parecer, não vinculativo para os 27 Estados membros, aprovado em Estrasburgo.
.
O líder venezuelano Hugo Chávez terá nos próximos dezoito meses pleno poder para legislar por decreto, uma medida aprovada no Parlamento onde a oposição não está representada. Chávez tinha anunciado a intenção de nacionalizar sectores como telecomunicações e energia, de forma a continuar a construção do “socialismo do Século XXI”.
.
Um estudo norte-americano para a reunião anual da Sociedade Americana de Sociologia, revela que casar faz bem à saúde, fortalece o sistema de defesa do organismo e contribui para a resolução de problemas de depressão. Acrescenta que ser solteiro pode ser tão prejudicial para a saúde como ser fumador.