\ A VOZ PORTALEGRENSE: Memórias

terça-feira, maio 29, 2007

Memórias

Campeões Europeus 1960/1961
.
Terminou em terras americanas com uma vitória em jogo particular a campanha 2006/2007 do Sport Lisboa e Benfica. Não deixa saudades.
Dos objectivos traçados no início da época, apenas um se cumpriu que foi a passagem à fase de grupos da milionária Liga dos Campeões. Tudo o resto foi eliminações.
Em termos competitivos o futebol jogado foi inferir ao da época anterior, e só a “miragem” do título que chegou à última jornada fez esquecer o que de mau se passou ao longo das provas em que participou, Liga, Taça de Portugal Liga dos Campeões e Taça UEFA. E de Glória ao Esquecimento foi um passo!
Se o treinador é apontado para o insucesso desportivo, quem pode negar a forte contribuição para esse insucesso de Simão Sabrosa? Quem ainda lembra o início de época em que o jogador não participou na pré-eliminatória da Liga dos Campeões porque a todo o momento iria sair do Clube, processo que se arrastou da pré-época até depois do início do campeonato, período em que o SLB perdeu o maior número de pontos, inviabilizando a longo prazo a concretização de objectivos. A atitude mercenária de um jogador criou estabilidade no balneário, factor tão ou mais importante que a lesão de Rui Costa ou de Luisão.
Mas, como diz o ditado, recordar é viver, se bem que não vivêssemos aquela época gloriosa, aqui ficam duas fotografias que o meu Amigo
Mário Mendes me enviou.
MM
José Águas, Berna, 1961