\ A VOZ PORTALEGRENSE: Oswald Spengler

terça-feira, maio 29, 2007

Oswald Spengler

Oswald Arnold Gottfried Spengler
(Blankenburg am Harz, 29 de Maio de 1880 – Munique, 8 de Maio de 1936)
.
Passa hoje mais um aniversário do seu nascimento.
Continua ainda hoje a ser lida Der Untergang des Abendlandes. Umrisse einer Morphologie der Weltgeschichte - A Decadência do Ocidente. Bosquejo de uma Morfologia da História Universal, publicada em 1918, em que defende a teoria cíclica do crescimento e declínio das civilizações.
Historiador e filósofo alemão, cujos interesses incluíam a matemática, a ciência e a arte, marcou fortemente o primeiro quartel do século XX. Influenciado por Goethe e Nietzsche, para Spengler entender a história universal de uma forma linear, nela distinguido diversas culturas e épocas que se encontrariam na continuidade umas das outras, como se nas ruínas de uma se formasse o perfil da outra que se segue, estabelecendo uma relação de antecedente a consequente, é ilegítimo e ingénuo porque supõe que o conhecimento do universo dos factos históricos se processa do mesmo modo que o conhecimento dos factos da natureza.
Oswald Spengler vê a história Universal como o cenário do aparecimento de uma pluralidade de culturas, irredutíveis entre si., e todas elas estão submetidas a ciclos culturais, cuja duração é aproximadamente de mil anos, com nascimento, juventude, maturidade, velhice e morte.
MM
Edição espanhola integral em dois volumes
.
Edição resumida, mas que dá uma perspectiva correcta da obra
.
Tradução de João Botelho e prefácio de Luís Furtado