\ A VOZ PORTALEGRENSE: Curdistão

quarta-feira, junho 20, 2007

Curdistão

Bandeira do Curdistão
.
O Curdistão é uma região com cerca de 500.000 km² distribuídos na sua maior parte na Turquia e o restante no Iraque, Irão, Síria, Armênia e Azerbeijão.
O seu nome provém do povo que o habita, ou seja, os curdos, que são hoje a mais numerosa etnia sem Estado no mundo. São 26 milhões de pessoas, na sua maioria muçulmanos sunitas, que se organizam em clãs e, em algumas regiões, falam o idioma curdo. As suas maiores cidades são Mossul, Irbil, Kirkuk, Saqqez, Hamadã, Erzurum e Diyarbakır.
.
Há muito que o povo curdo luta pela Independência. O principal movimento independentista é o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). O seu líder carismático é Abdullah Ocalan, que está preso na Turquia.
Julgavam os curdos que ao aliarem-se aos americanos e ingleses na invasão do Iraque iriam finalmente obter a desejada criação do seu Estado. Pura ilusão, a Turquia, o grande aliado na região dos anglo-saxões, continua a não permitir alienar parte do seu território para a formação do Estado Curdo.
Assim, continua a guerra de baixa intensidade entre o PKK e aliados e a Turquia. Desta guerra não é politicamente correcta falar-se, mas dos dois lados continuam as escaramuças cada vez mais intensas e as mortes de combatentes e também de civis curdos, devido aos bombardeamentos turcos.
Os curdos são mais umas vítimas da invasão do Iraque, ludibriados que foram pelas promessas falsas dos EUA quanto ao futuro Curdistão.

MM