\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

terça-feira, setembro 25, 2007

Crónica de Nenhures

As Boas Consciências
.
O Mundo está expectante por causa da Cimeira União Europeia – África em Dezembro, promovida pela presidência portuguesa! E tudo por causa da vinda, ou não, aos trabalhos da reunião de um ditador. A Pérfida Albion, na pessoa do seu primeiro-ministro, recusa-se a estar presente se o déspota comparecer.
Sem poder fazer valer a Política da Canhoeira, Gordan Brown “arrisca-se” a ser desfeiteado não só pelo facínora, mas também pelo Velho Aliado. É que um como o outro defendem que a reunião se deve realizar com a presença de quem foi convidado.
Este episódio de “baixa política” é interessantíssimo para se compreender a “alta política” das Chancelarias.
A antiga Rodésia, hoje Zimbabwe, foi colónia britânica, depois declarou unilateralmente a independência com Ian Smith, e mais tarde tornou-se um Estado plurirracial com liderança de Robert Mugabe.
Com o passar do tempo, a democracia no Zimbabwe foi-se transformando numa ditadura pessoal de Mugabe, que fez os maiores atropelos contra toda a espécie de adversários, conduzindo o país a uma crise económica, política e social sem precedentes. Outrora próspero, o Zimbabwe é hoje um país arruinado e em ruínas.
E como há racismo bom, o africano, e racismo mau, o europeu, as “boas consciências” dormem descansadas com o que se passa no Zimbabwe, porque são, dirão, resquícios do colonialismo e racismo europeus.
Mas a Grã-Bretanha e o seu primeiro-ministro Gordan Brown também pertencem ao “Clube das Boas Consciências”!... O problema que “aflige” o Reino Unido não é a violação contínua dos Direitos Humanos no Zimbabwe. É sim os prejuízos económicos que tem tido por causa das políticas de nacionalizações e o afastamento de quadros britânicos de centros decisórios.
E a Portugal também virá José Eduardo dos Santos, hoje o grande amigo dos EUA na Região, aliado político de Mugabe e amigo de tantos ex-MPLA’s em Portugal, outrora fervorosos amigos da UNITA e de Jonas Savimbi!… O cleptocrata ditador angolano é “persona grata”, ou Angola não fosse o país mais rico em matérias-primas de África.
Voltaremos ao assunto.
Mário Casa Nova Martins