\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, março 21, 2008

Desabafos

Esta Semana Santa do ano de 2008 coincide com a efeméride de dois factos políticos. Em primeiro lugar a denominada Cimeira dos Açores, e em segundo o início da invasão do Iraque. Aconteceu há precisamente cinco anos.
Hoje quando se fala da Cimeira dos Açores fala-se da “Cimeira da Vergonha”. Esta não passou de uma encenação. A ilegítima invasão do Iraque não foi por razões políticas, o derrube de uma ditadura, mas sim por razões económicas, o petróleo. E tudo estava antecipadamente decidido pelos EUA!
Três líderes políticos George W. Bush, José Maria Aznar e Tony Blair são os infames responsáveis, enquanto que uma figura menor, José Manuel Durão Barroso, serviu de anfitrião, ou melhor, de porteiro, já que não esteve presente no encontro, limitando-se a aparecer na “fotografia de grupo”.
Passados estes anos, Bush tem uma popularidade negativa nos EUA, Blair abandonou o Governo inglês, também com uma baixa popularidade interna, Aznar perdeu as eleições e é hoje uma caricatura política no pior sentido da palavra. Quanto a Durão Barroso, este foi “premiado” pela perfídia com o lugar de presidente da Comissão Europeia, lugar em que é mais uma figura de protocolo que verdadeiramente um líder europeu.
Bush, Blair, Aznar e Barroso, se houvesse dignidade e verdade na Política, tinham que ser julgados por um Tribunal Internacional, porque violaram as leis internacionais e são responsáveis por Crimes contra a Humanidade, pelas atrocidades cometidas no Iraque, de que há matéria de facto. Mas tal nunca acontecerá.
Hoje, Sexta-Feira Santa, lembro e Homenageio os Mortos da infindável Guerra do Iraque.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 21/03/2008
Mário Casa Nova Martins