\ A VOZ PORTALEGRENSE: Espanha

quarta-feira, março 12, 2008

Espanha

Espanha na continuidade
.
Em Espanha tudo ficou como dantes. PSOE ganha e PP perde. Mas o PSOE não tem maioria absoluta e o PP alcança um score histórico. É o “centrão” a vencer em toda a linha.
Em ou sem coligação, os socialistas vão governar Espanha nos próximos quatro anos. Os populares perdem por excesso de “água-benta”, provando-se ter sido um erro de estratégia a sua colagem às posições dos sectores mais retrógrados da Igreja Católica espanhola. Se assim não tivesse acontecido, hoje estaria ainda a festeja uma vitória eleitoral.
Mas a vitória do PSOE é uma boa notícia para os Nacionalismos. Agora os Nacionalistas da Catalunha, do País Basco e da Galiza têm um tempo para continuarem por via democrática a defender e lutar pelas suas aspirações independentistas. Se o PP tivesse ganho, a crispação voltaria a estas Nações da Ibéria, por força do centralismo castelhano que os populares defendem.
A Europa está em mudança política. A geografia política tem que acompanhar essa mudança. Novas Nações têm o direito de se tornarem independentes. Que a Solidariedade dos Nacionalistas Portugueses chegue aos Povos da Europa hoje oprimidos.
A Ibéria das Nações ficou mais perto!
MM