\ A VOZ PORTALEGRENSE: Revistas

terça-feira, abril 29, 2008

Revistas

*
Sem o pretensiosismo e o proselitismo que tinha a defunta revista Atlântico, eis que duas revistas marcam um espaço no panorama político-ideológico português. Referimo-nos ao Boletim Evoliano e ao Identitário.
O número em questão do Boletim Evoliano é o terceiro, considerando o número zero. Nele continua a divulgação do pensamento e da obra de Julius Evola, acrescido de dois textos de Eduard Alcântara, mostrando aspectos pouco conhecidos da vida de Evola.
Julius Evola continua pouco conhecido fora de certos grupos que nele encontram o Mestre para o seu Pensamento e Acção. Com esta revista procura-se que se alargue o conhecimento de uma personalidade impar na Cultura Europeia.
O primeiro número da Identitário é constituído por um conjunto de textos que procuram explicar a génese deste pensamento e explicitar a sua doutrina. Seis capítulos formam o corpo da revista, começando pelo Nacional, seguindo pelo Internacional, Vida Associativa, Cultura, Entrevista e culminando com Teoria.
De leitura fácil, realce para a análise em «“300”: Esparta Revisitada», por J. Martins.
Diga-se que ambas têm um aspecto gráfico excelente, curiosamente com o mesmo número de páginas, vinte. Se os prazos de saída se cumprirem, o mês de Maio trará o quarto número do Boletim Evoliano, que é quadrimestral, e o segundo da Identitário, que é trimestral.
Mário