\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

terça-feira, maio 27, 2008

Crónica de Nenhures

Pela Ibéria das Nações
.
Josep-Lluís Carod Rovira é um político Catalão, líder da Esquerda Republicana da Catalunha e número dois do Governo da Catalunha. Em recentes declarações à agência Lusa afirmou: _ “Espanha ainda não assumiu a independência de Portugal”. E acrescentou: _ “O que menos interessa a Portugal é uma Espanha unitária”.
Estas afirmações são fruto de uma constatação in loco. É que se hoje Portugal é uma Nação independente, muito o deve à Catalunha. Um dos preços pagos por Portugal em 1640 pela sua independência foi a continuação da subjugação da Nação Catalã a Castela. Enquanto que Portugal conseguiu reconquistar a sua Independência, a Catalunha era invadida por Castela e novamente amarrada à pata Espanhola.
Devem os Portugueses a maior solidariedade aos Catalães, na luta que travam pela Independência da sua Catalunha. Tal como em relação à Independência do País Basco, e se um dia os Galegos assim o quiserem também em relação à Galiza. No passado, Catalães e Portugueses juntos lutaram contra Castela. Hoje o Combate não é menor. Castela, simbolizada em Madrid, quer o fim da Independência de Portugal, enquanto luta tenazmente contra o Processo das Autonomias das Nações da Ibéria que subjuga.
O Iberismo é uma corrente de pensamento que defende a União Ibérica. Esteve presente em muitas épocas, e nos dias de hoje continua presente em todos os Espanhóis de Castela e em alguns “Miguel de Vasconcelos do século XXI”.
O Iberismo tanto está presente no Pensamento Monárquico, como no Pensamento Republicano. Todavia, costuma esquecer-se o primeiro e apenas falar-se do segundo. Enquanto que os Republicanos defendem uma República Federal onde as Nações tomam a figura de Estados, por seu lado os Monárquicos defendem um só Rei, quiçá um Bourbon, para toda a Ibéria e as Nações tornam-se Comunidades, vincando o centralismo administrativo madrileno. Em suma, ambos querem o fim de Portugal enquanto Nação!
Mário Casa Nova Martins