\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

quinta-feira, novembro 06, 2008

Crónica de Nenhures

O Elefante de trombas
.
O Partido Republicano teve o que merecia, a derrota nas três frentes, Presidência da República, Senado e Câmara dos Representantes. Nos três Órgãos da Administração dos Estados Unidos da América perderam.
O resultado eleitoral deste Novembro de 2008 foi o esperado. Não houve a menor surpresa. E pode afirmar-se que foi justo. Era imerecido que o Partido do Elefante continuasse por mais quatro anos na Casa Branca, tal como ter maioria quer na Câmara dos Representantes, quer no Senado.
Desta vez os americanos votaram como a comunicação social e os opinion makers europeus gostam. Por mais competente que seja uma Administração Republicana, nas eleições americanas a intelligentzia europeia está sempre contra, e apoia o Adversário. Peculiaridades de uma Europa, também ela decadente como os EUA.
Mas, nunca é de mais repetir que o Partido Republico merecia ser derrotado. A “herança” de George W. Bush é tão má, e os candidatos republicanos não se conseguiram distanciar de forma a não serem tomados como coniventes com a desastrosa Administração Bush.
Mas nem tudo foi mau para o Partido Republicano. A sua base tradicional de apoio não se fragmentou, “resistiu” até mais do que se esperava. Numas eleições em que a mobilização dos eleitores atingiu níveis elevadíssimos, o score alcançando é fracamente positivo. E se existir uma renovação na classe política republicana, o futuro tem futuro!
Os resultados finais mostram que já não há a dicotomia Norte contra o Sul. Mas sem dúvida que a denominada América Profunda continua forte.
Mário Casa Nova Martins