\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Desabafos

Todos os anos têm a sua história. Este de 2008, que está a terminar, não foge a essa regra. Porém, pela negativa, este ano ficará com mais parágrafos que anos anteriores. O ano de 2008 é um ano mau para o Mundo!
Na política, é facto político menor a certeza que a má Administração Bush cessa funções nos inícios do próximo ano, tendo em conta que ditaduras como Cuba ou Coreia do Norte continuam as suas maldades, ou, ainda, que o genocídio do povo Palestiniano caminha sem fim à vista.
Na economia, a crise da alta de preços das principais matérias-primas deu lugar ao recuo no consumo. A sua depois progressiva baixa não impediu que a especulação financeira conduzisse a uma crise com semelhanças à vivida em 1929, e que culminou com a maior fraude financeira da história, praticada pelo judeu Bernard Madoff
Contudo, o maior drama vivido em 2008 é em África. O que se passa no Zimbabué é grave, tem muito de contornos políticos e racistas, mas existindo vontade para tal é fácil solucioná-lo. Puramente racistas sãos os conflitos na zona dos Grandes Lagos. Aqui a situação está incontrolável, e a falta de interesse geopolítico pela região por parte das grandes potências, permite que os maiores crimes contra a humanidade ali sejam praticados com impunidade.
Hoje o Mundo está mais perigoso do que no início de 2008. Desemprego, fome, guerra, doenças, tomaram conta do quotidiano, e cada vez mais são a notícia que enche primeiras páginas de jornais e revistas, e são abertura de rádio e telejornais.
A Esperança é uma palavra vã. É que Deus morreu. Hoje o Mundo é só Razão. Não há lugar para a Fé.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 26/12/08
Mário Casa Nova Martins