\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, março 20, 2009

Desabafos

O “Dia Mundial da Água” foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Então, no próximo domingo celebra-se uma vez mais esta efeméride. E cada vez mais a celebração do Dia Mundial da Água, deve ser algo de grande importância.
Hoje no Planeta a água potável é cada vez mais um bem escasso. Em algumas regiões é um bem tão precioso ou mais que o “ouro negro”, tanto ou mesmo mais que o ouro do mais fino quilate. A vida humana, vegetal e animal, não pode viver sem água potável, e o Homem vem destruindo aquíferos que são essenciais à vida na Terra. A sua ganância faz com que se destruam as condições que geram esse bem que é a água potável.
A serra de São Mamede é uma “mãe-d’água”. Nela nascem riachos, ribeiros e rios, que vão dar de beber à Vida que à sua volta se desenvolve. Algumas barragens com água que dela brota foram construídas. Sem elas não haveria água potável em quantidade suficiente para que as diferentes populações sobrevivessem. Mas é preciso construir mais barragens, prevendo o Futuro.
Bem perto de Portalegre, fala-se na construção de uma barragem, a barragem do Pisão. Sucessivos Governos têm adiado esta obra, que é hoje motivo de chicana política. Mas a construção da barragem do Pisão é uma necessidade pública.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 20/03/09
Mário Casa Nova Martins