\ A VOZ PORTALEGRENSE: Bento XVI

sábado, maio 16, 2009

Bento XVI

A terceira encíclica de Bento XVI, sobre questões sociais, deverá ser apresentada a 29 de Junho, revelou o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP), Cardeal Renato Raffaele Martino.
“Creio e prevejo para 29 de Junho, festa de São Pedro e São Paulo, a data final” para a publicação do documento pontifício, disse. O Cardeal falava durante um congresso sobre globalização, na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.
A encíclica “Caritas in veritate”, ou seja “A Caridade na Verdade”, deverá retomar reflexões das encíclicas “Populorum Progressio”, de Paulo VI, e “Sollicitudo rei socialis” de João Paulo II.
Segundo a Rádio Vaticano, o actual Papa manifestará a necessidade de potencializar um humanismo que concilie o desenvolvimento social e económico com o respeito pelo ser humano, e que diminua as diferenças entre ricos e pobres.
Fala-se desta encíclica desde 2007, mas a sua publicação atrasou-se por dois motivos principais: por questões de tradução, já que o texto sairá também em chinês, e devido à recente crise económica internacional.
As outras duas encíclicas de Bento XVI são “Deus caritas est”, de 2006, e “Spe salvi”, de 2007.
*