\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, maio 22, 2009

Desabafos

Segundo o “Democracy Index”, feito pelos especialistas da revista “The Economist”, a democracia portuguesa está a perder qualidade. De 2006 para 2008, Portugal perdeu seis posições, passando do 19.º lugar para o 25.º. Entre os 27 países da União Europeia, Portugal encontra-se assim na cauda do pelotão. Agora está em 25.º lugar da tabela mundial, no universo de 167 países.
A equipa do “The Economist” que preparou o relatório, a chamada “Intelligence Unit”, concluiu que se deu globalmente, de 2006 para 2008, uma ‘recessão democrática’. Em 68 países houve regressão, em 56 evolução positiva e 43 mantiveram as suas posições. E essa ‘recessão democrática global’ é explicada com a crise económica, que fez despertar nalguns países fenómenos xenófobos anti-imigração.
O “Democracy Índex” divide os países em “democracias plenas” (os 30 primeiros do ranking), “democracias imperfeitas” (do 31º lugar ao 80º), “regimes híbridos” (entre o 81.º e o 116.º) e “regimes autoritários” (do 117.º ao 167.º).
Quanto a Portugal, o que o fez baixar seis posições foi o item da ‘participação política’, que mede a participação popular nos actos eleitorais.
Tende a baixar a ‘participação política’ em Portugal. Por exemplo, prevê-se para o próximo acto eleitoral de 7 de Junho, as eleições para o Parlamento Europeu, o recorde de abstenções. Os portugueses descrêem da classe política dominante. Vão-se acumulando escândalos de toda a ordem, a par da diminuição da qualidade dos agentes políticos.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 22/05/09
Mário Casa Nova Martins