\ A VOZ PORTALEGRENSE: Tapeçarias de Portalegre

quarta-feira, junho 03, 2009

Tapeçarias de Portalegre

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
.
EXPOSIÇÃO
.
NÓS NA ARTE
-
TAPEÇARIA DE PORTALEGRE E ARTE CONTEMPORÂNEA
.
Palácio de Belém
29 de Abril-31 de Julho
Terça a Sexta-Feira
14h00-17h30
Sábados-Domingos
10h00-17h30
Tel: 213614660

O Museu da Presidência da República, em colaboração com a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre e o Museu da Tapeçaria de Portalegre-Guy Fino, tem patente ao público até ao próximo dia 31 de Julho a exposição “Nós na Arte-Tapeçarias de Portalegre e Arte Contemporânea”, que estará patente no Palácio de Belém.

O projecto expositivo organiza-se ao longo de três núcleos distintos no Palácio de Belém. Pretendem-se expor os cartões originais dos artistas plásticos que viram as suas obras reproduzidas, os desenhos de tecelagem e o trabalho final em tapeçaria, mas também uma referência ao processo de tecelagem.

A exposição “Nós na Arte- Tapeçarias de Portalegre e Arte Contemporânea” vai contar com alguns dos mais notáveis trabalhos de tapeçaria realizados desde a década de 1940 tanto na vertente expositiva como na sua aplicação enquanto objecto do domínio das artes decorativas. De entre os vários artistas presentes, destacamos as obras de Vieira da Silva; Almada Negreiros; Júlio Pomar; Júlio Resende; José de Guimarães; Carlos Botelho; Camarinha; Le Corbusier; Cargaleiro ou, de entre os mais jovens, salientamos Rui Moreira e Rigo.

As Tapeçarias de Portalegre são hoje reconhecidas nacional e internacionalmente como um produto artístico cultural português, de valor singular. Esta iniciativa tem por objectivo chamar a atenção para este património nacional, bem como para a sua salvaguarda e valorização.