\ A VOZ PORTALEGRENSE: Luís Filipe Meira

quarta-feira, agosto 19, 2009

Luís Filipe Meira

Espírito de Verão / Efemérides (1)
.
Tenho para mim que o Verão é a estação do ano em que as recordações batem com mais força e as saudades se tornam por vezes insuportáveis. Talvez por isso, trago hoje a primeira de algumas efemérides ligadas à música, e que de alguma forma marcaram a minha existência e seguramente a de mais alguns milhões de pessoas.
.
Woodstock
3 Days of Music & Peace
1969 / 2009

.

Jaime Fernandes, um histórico da rádio portuguesa, afirmou em entrevista ao canal 2 da RTP que Woodstock foi o princípio e o fim de muita coisa.
É verdade! Woodstock foi pioneiro. Antes apenas tinha havido com alguma expressão Monterey, em Junho de 67 - uma espécie de pré-Woodstock - onde Jimmi Hendrix brilhou, mas também por lá estiveram Janis Joplin, The Who e Otis Redding.
Dois anos depois, a meio de Agosto, seria a vez de Woodstock, que ultrapassaria todas as expectativas e tornar-se-ia, por força das circunstâncias, num free concert para meio milhão de pessoas. Ainda nesse ano de 69, em Dezembro, aconteceria Altamont, que supostamente seria a resposta da costa leste a Woodstock, mas não o foi.
Se Woodstock foi o sonho, Altamont foi o pesadelo. Os Rolling Stones - organizadores do concerto – contrataram os motoqueiros dos Hells Angels para a segurança por $500 e cerveja à descrição. A coisa deu para o torto e acabou na morte de um jovem negro de 18 anos, o que levou à suspensão definitiva do concerto.
Com o início da década de 70, os festivais mudaram-se para a Europa. O primeiro grande palco foi na Ilha de Wight com 600 000 pessoas a assistir, e onde Hendrix voltaria a brilhar.
Portugal aproveitou a primavera marcelista, e em 1971 teria o seu festival. Foi em Vilar de Mouros – onde estive -, e recebeu além das bandas portuguesas que à época faziam furor, os britânicos Manfred Mann e Elton John, que começava a dar os primeiros passos de uma auspiciosa carreira.
Os Festivais ganhavam fôlego, mas a geração de 60 estava a dar as últimas. O sonho nunca se transformaria em realidade.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades... E os anos 70 iriam mudar a face da música…


_______
A rodar na Rádio (da minha) Memória tenho:
Carlos Santana –
Soul Sacrifice
Crosby, Stills & Nash –
Suite Judy Blue Eyes
Richie Heavens –
Freedom
Canned Heat – Going up the Country
Ten Years After – I´m Going Home
Country Joe & The Fish – I-feel-like-I'm-fixing-to-die rag
Joe Cocker – With a Little Help from my Friends
John Sebastian – I Had a Dream

_______
As magníficas prestações de Jimi Hendrix nos festivais de Monterey e Woodstock estão disponíveis na Amazon em formato DVD (12 euros) ou blue ray (16 euros)

_
Entretanto, para assinalar a efeméride, foi reeditado o filme do acontecimento realizado por Michael Wadleigh (FNAC 14,90 euros). Também está disponível numa caixa com quatro DVD's (FNAC 24,99 euros)
_
Taking Woodstock, do laureado realizador Ang Lee, estreia nas salas em Portugal nos primeiros dias de Setembro.

Luis Filipe Meira