\ A VOZ PORTALEGRENSE: CAE de Portalegre

segunda-feira, setembro 28, 2009

CAE de Portalegre


FESTIVAL SONS DO MUNDO 2009
.
Sex. 09 Outubro – Dazkarieh
«Quina das Beatas» especial Sons do Mundo 2009
Alternativa / Folk Rock / Experimental

Café –Concerto - 23.00h
Entrada 3 €
M/4 anos

Os Dazkarieh são Vasco Ribeiro Casais, na Nyckelharpa, Bouzouki, Gaita de Foles e Flauta Transversal, Luís Peixoto, no Bouzouki Irlandês e Bandolim, Joana Negrão, na Voz, Adufe e Pandeireta, e André Barros da Silva, na Bateria.
Será complicado definir em que género musical se inserem. Não é tarefa fácil descrever um som que soa a espaços tradicional e etéreo, resvalando muitas vezes para um rock poderoso, condimentado com fortes ritmos, tocados em instrumentos acústicos de forma não tradicional.
Nos últimos 3 anos, a banda fez concertos um pouco por todo o mundo, em salas e festivais de Espanha, Andorra, Bélgica, Alemanha, Polónia, República Checa, Suíça, Áustria, Estónia, Canadá, México e Cabo Verde.
Os Dazkarieh comemoram 10 anos de carreira com o álbum “Hemisférios”, disco duplo que é o 4º álbum de originais da banda e o seu trabalho mais ambicioso até à data.

Os DAZKARIEH são:
Vasco Ribeiro Casais: Nyckelharpa, Bouzouki, Gaita de Foles, Flauta Transversal;
Luís Peixoto: Bouzouki Irlandês, Bandolim;
Joana Negrão: Voz, Adufe e Pandeireta;
André Barros da Silva: Bateria
www.myspace.com/dazkarieh
.
Sáb. 10 Outubro – Suhail Ensemble - (Marrocos)
Música do Magrebe e Médio Oriente
Sons do Mundo 2009 - 4ª Edição
Musicas do Mundo
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 10 euros
M/4 anos

SUHAIL ENSEMBLE baseia o seu estilo na especial sensibilidade interpretativa dos seus componentes e na originalidade dos seus arranjos, que tentam expressar os temas musicais dentro de uma dimensão emocional e espiritual.
A instrumentação do grupo é a tradicional: alaúde e kanún como instrumentos melódicos, a voz como indicativo de subtileza modal destas músicas, e as percussões tradicionais do mundo árabe: darbouka, bendir e tar, tudo tocado com elegância e subtileza.
O espectáculo SUHAIL ENSEMBLE está concebido para aproximar o público às composições clássicas de Marrocos, Turquia, Síria e Egipto (Samai, Wasla, Moaxaja, Mawals, Taksims...), desconhecidas para os ocidentais, assim como a bela música que se fazia na gloriosa época de florescimento de arte e cultura em Al-Andalus, tradição que se conservou até aos dias de hoje nos vários países do Magrebe.
SUHAIL ENSEMBLE é liderado pelo multi-instrumentista Suhail Serghini, que ao longo da sua carreira já colaborou com algumas referências da música internacional: Ketama, Hevia, Radio Tarifa, El lebrijano, Carlos Cano, Remedios Amaya, Vicente Amigo, Chano Lobato, Carmen Linares, Carlos Vargas, Manolo Tena, David Summers, Bunbury (ex Héroes del Silencio), Badejub (…). Em 2008 foi o músico convidado pela cantora colombiana Shakira para fazer a intro no tema “Suerte” na abertura do espectáculo no Rock in Rio Madrid.
Em 2009 foi nominado aos prémios GOYA como melhor canção original no filme Retorno a Hansala, de Chus Gutiérrez.
Suhail Serghini: baixo, crótalos, saz turco e voz principal
Abdesselam: Kanún
Omar: Darbouka e bendir e voz
Moustafa: Oud e coros
.
Sáb. 10 Outubro – Linda Scanlon (Irlanda)
Sons do Mundo 2009 - 4ª Edição
Música Tradicional Irlandesa

Musicas do Mundo
Café - Concerto
Inicio 23.00h
Preço único 3 euros
M/4 anos

Linda Scanlon começou a cantar aos 11 anos, num concurso de música tradicional irlandesa em Dublin. Desde então, participou em inúmeros concursos e festivais, relacionados com novos talentos da música tradicional folk de Irlanda. Em 1992, começou a actuar em pubs e clubes, com um grupo local de Folk Irlandesa, com o qual ganhou experiência e maturidade musical, que a preparou para o seguinte passo.
Em 1997, a viver em Peterborough (Inglaterra), passou a ser a líder da banda The Rogues, com a qual fez espectáculos por todo o Reino Unido. Em 2000, criou o grupo Klonalkity, juntamente com o guitarrista Nigel Crawson, com o qual fez mais de 700 espectáculos, repartidos pela Europa, em locais mais intimistas, mas também em festivais de grande dimensão, na Alemanha, Liechenstein, o Festival Med, em Loulé, etc.
Em 2009, Linda Scanlon decidiu partir para um projecto a solo, que teve o seu início num Festival no Pais de Gales.
Linda Scanlon - Voz, Bodhran e Flauta Irlandesa
Stuart Wilcock - Guitarra, Violino e Harmónica
www.myspace.com/lindascanlon
.
Sex. 16 Outubro – Uxu kalhus
«Quina das Beatas» especial Sons do Mundo 2009

Folk Rock
Café – Concerto - 23.00h
Entrada 3 euros
M/4 anos

Nascidos em 2000, com o objectivo de levar as danças portuguesas a França, os Uxu Kalhus cedo revelaram a sua vocação de grupo de Fusão e World Music, mesclando as influências de cada um dos seus componentes, de forma a obter um resultado ímpar no panorama nacional e internacional do movimento Folk. O trabalho que o grupo desenvolveu ao longo destes anos, reflecte-se no seu primeiro CD, “A Revolta dos Badalos”, de 2006, onde as composições do grupo alternam com arranjos de danças portuguesas, que até hoje raramente saíram do domínio Folclórico.
É assim que o Malhão, a Erva Cidreira, o Mata Aranha, o Saraquité ou o Regadinho, adquirem uma dinâmica nova, fracturante com o passado, com ritmos de bateria, baixos jazzísticos e arranjos com influências Afro, Ska, Rock, Drum and Bass, Hip Hop, etc.
A regra de ouro d’ os Uxu Kalhus é extravasar as fronteiras do tradicional, sem preconceitos nem limitações, privilegiando a energia e a improvisação, em detrimento da música previsível e “quadrada”, mantendo o baile como forma de expressão, onde cada um encontra o seu espaço de realização.
Uxu Kalhus é um colectivo que não quer guardar para si segredos...
www.myspace.com/uxukalhus
.
Sáb. 17 Outubro – Lafra - (Croácia / Hungria / Bulgária)
Música Klezmer e Folk dos Balcãs
Sons do Mundo 2009 - 4ª Edição

Musicas do Mundo
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 10 euros
M/4 anos

Lafra é uma expressão do norte da Croácia, que simboliza a criatividade. O grupo aplica com entusiasmo este mesmo espírito criativo, com uma atractiva fusão de elementos e estilos, provenientes das diferentes raízes e formações musicais dos seus componentes. Os Lafra são composto por 5 músicos, oriundos da Croácia, Hungria e Bulgária e detentores de uma relevante trajectória individual nas áreas da música clássica, música tradicional e jazz.
Os Lafra apresentam um espectáculo composto por músicas festivas dos Balcãs, através de arranjos que combinam com grande virtuosismo instrumental melodias tradicionais e próprias, com sonoridades provenientes da música klezmer, da música clássica, do jazz e da ambientação cinematográfica.
Em 2006, o grupo Lafra foi o vencedor do circuito de world music “Diversons”, promovido pela Fundación La Caixa. Desde então, participaram em inúmeros eventos e festivais relacionados com a world music, principalmente em Espanha, mas também no nosso país, no Encontro Internacional da Cultura Judaica, em Vilamoura.
Jasmina Petrovic - Voz
Andrea Szamek - Violino
Nasko Hristov - Acordeão
Ivailo Hristov - Clarinete
Krastayo Metodiev - Percussões
.
Sáb. 17 Outubro – Ibn Battuta (Marrocos/Espanha)
Sons do Mundo 2009 - 4ª Edição
Músicas do Mediterrâneo e Médio Oriente

Musicas do Mundo
Café - Concerto
Inicio 23.00h
Preço único 3 euros
M/4 anos

Ibn Battuta foi um viajante e explorador marroquino, da época da dinastia Merini. É o mais conhecido dos grandes viajantes árabes, tendo relatado a sua viagem pelas rotas do Oriente e Mediterrâneo durante 20 anos.
Este viajante inspirou um projecto musical, que faz um percurso repleto de rigor e sensibilidade, transportando o público à sensualidade sonora que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios do Mediterrâneo e Médio Oriente.
Os Ibn Battuta interpretam música dos países do “entorno” mediterrânico, utilizando para isso instrumentos originais de corda e percussão, desde o Oud ou alaúde árabe, até à darbouka egípcia, o bozouki grego ou o saz turco, todos instrumentos de uma grande beleza plástica e sonora.
Emilio Villalba - Alaúde árabe, Saz e Sanfona
Alfonso Garcia - Bouzouki, Saz e Darbouka