\ A VOZ PORTALEGRENSE: Mário Saa revisitado

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Mário Saa revisitado

.
A propósito de uma ida ao Ervedal em demanda do ‘acabado de sair’ «XII Objectos do Itinerário de Mário Saa», em Março de 2008 ‘visitámos’ Mário Saa. Depois, em 1 de Abril, fizemos eco dessa ‘visita’, aproveitando a ocasião para falar da Fundação Arquivo Paes Teles e da Obra deste poeta e investigador.
Agora é tempo de dar notícia do primeiro número da «
VIALIBVS, Revista de Cultura da Fundação Arquivo Paes Teles», entretanto saída em Junho de 2009, e que agora possuímos.
Na Apresentação, palavras de Paulo Jorge Chambel Guedes Freixo lê-se que “com ela abrimos um espaço dedicado à investigação e divulgação de estudos sobre Mário Saa e sobre o valioso património que nos legou através da Fundação Arquivo Paes Teles”.
É sem dúvida correcta a enunciação deste objectivo, todavia, hoje apenas está disponível o livro «Poesia e alguma prosa», editado pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Os outros livros apenas surgem, quando surgem, em alfarrabistas e a preços altíssimos. Assim sendo, não deveria a
Fundação Arquivo Paes Teles questionar-se sobre a reedição, faseada e programada, das Obras de Mário Saa, quiçá numa edição intitulada ‘Obras Completas’?
Quanto ao nome da revista, segundo o Editorial a cargo de Elisabete Santos Pereira, “inspirámo-nos na inscrição de uma ara romana consagrada aos deuses das vias para dar nome a este projecto”, acrescentando, “
Vialibvs, invoca, assim, os Lares Viales, os deuses de protecção das vias romanas, um vocábulo latino patente na ara encontrada por Mário Saa no decorrer da sua investigação sobre a Lusitânia”.
Com uma tiragem de 500 exemplares, a revista
Vialibvs tem três textos: «Mário Saa e Fernando Pessoa – sinalizações de um encontro» de João Rui de Sousa, «A Atracção pelo universo de Camões numa perspectiva biografista» de Cândido Beirante e «O epistolário de Mário Saa: cartas de Hipólito da Costa cabaça» de Elisabete J. Santos Pereira.
Mário Casa Nova Martins
*
Livro que ‘actualiza’ «As Grandes Vias da Lusitânia»
*Fundamental para se conhecer Mário Saa
*
Revista de leitura indispensável
*
Os livros de Mário Saa que temos

* * *
Apenas temos os Tomos II, III, IV e V, faltando o I e o VI
*

*