\ A VOZ PORTALEGRENSE: Petição Por uma Capa e Batina Negra

segunda-feira, maio 24, 2010

Petição Por uma Capa e Batina Negra


Foi através do nosso Amigo e antigo Colega na FEUC Vítor Ramalho que tomei conhecimento desta Petição.
De imediato a assinei e sou o seu signatário número 583.
Para quem como eu que assistiu ao último Cortejo da Queima das Fitas, no passado dia 9 de Maio, esta Petição é oportuníssima. E só pecará por tardia, uma vez que já há anos que este adulterar da Praxe se vem acentuando.
É urgente que a Queima das Fitas de Coimbra volta à sua Tradição, e deixe de ser apenas um tempo de excessos de toda a ordem.
Hoje os interesses económicos interferem fortemente na Queima das fitas. Contudo, esses interesses de ordem económica sempre existiram, mas limitavam-se ao comércio de Coimbra que via na Festa Maior da Academia uma oportunidade de aumentarem os seus negócios, uma vez que desde sempre Coimbra depende dos estudantes, nunca deixando de ser uma cidade de serviços e comércio, onde a industria nunca teve peso económico.
Mas hoje a industria das bebidas infiltrou-se na Queima das fitas através de ‘generosos’ apoios económico-financeiros, subvertendo o que era um tempo saudável em período de consumo excesso de álcool, o qual fomenta todo um conjunto de atitudes comportamentais deploráveis.
Também a ligeireza com que se utiliza o Traje Académico é sinal deste tempo. E não são só os factos que na Petição se referem. O descuido com que se anda sem o Traje completo é outra das facetas a corrigir.
Desta forma, associo-me a este Movimento/Petição. É tempo da Academia voltar a respeitar os seus Símbolos.
Mário Casa Nova Martins