\ A VOZ PORTALEGRENSE: Capitão Liberato

domingo, junho 20, 2010

Capitão Liberato

A revista Visão – História n.º 8 trata do tema “Portugal e a II Guerra Mundial”.
Sem o rigor histórico da revista espanhola La Aventura de la Historia, à qual de quando em vez fazemos referência, lê-se com algum agrado mas sem grande ‘entusiasmo’. A iconografia é o ‘forte’ da revista, esperando-se que o tempo faça com que melhore em qualidade, deixando o artigo jornalístico para o artigo histórico.
Neste número fala sobre o caso de Timor, no tempo da ocupação japonesa. E ao fazê-lo, refere o então Tenente António de Oliveira Liberato.
Aquela figura militar foi uma personalidade importante em Portalegre após aquele episódio da História de Portugal, no qual foi interveniente e do qual deixou em dois livros o relato dos factos que protagonizou.
Conhecemo-lo em Portalegre, no posto de Capitão, sem no entanto, e dado a larguíssima diferença de idade, alguma vez lhe tivéssemos dirigido a palavra. Todavia, fomos colegas de três Netos no CDSA, Colégio Diocesano de Santo António
Era uma figura importante do Estado Novo em Portalegre, e recordamo-lo como uma pessoa simpática. Que nos lembre, pertencia à Legião Portuguesa e era responsável pela Censura.
Como seria de esperar, teve dissabores após a Revolução do 25 de Abril de 1974, tendo estado preso.
Mas quando regressou, teve sempre o respeito e consideração da maioria das Gentes de Portalegre.
Fica o registo do trabalho da revista.
Mário Casa Nova Martins
*
*
*
*
*