\ A VOZ PORTALEGRENSE: Mário Silva Freire

sábado, dezembro 18, 2010

Mário Silva Freire

PARA UM DESENVOLVIMENTO SOLIDÁRIO

Um tema com várias perspectivas (1)

Teve lugar entre 14 e 16 de Setembro de 2010, em Fátima, a XXVI Semana da Pastoral Social, sob o lema Dar-se de verdade – Para um desenvolvimento solidário.
Várias personalidades, membros da hierarquia da Igreja, responsáveis por instituições católicas de solidariedade social, académicos e empresários, desenvolveram temas relacionados com a ética social, os problemas da sociedade contemporânea, as injustiças, as desigualdades que envergonham, a pobreza que retira a dignidade humana, o desenvolvimento sem sustentação, a irresponsabilidade social...
Por outro lado, houve oportunidade de ouvir pessoas que já viveram situações de exclusão, de marginalidade e de pobreza ou que, no terreno, exercem actividades de voluntariado em contacto directo com os desprotegidos, drogados, desempregados, presos, abandonados... Foram testemunhos fortes e comoventes de vidas que inquietam e interpelam.
Como pano de fundo esteve presente a encíclica papal Caridade na Verdade, publicada em 2009. Este documento constitui um elemento básico para compreender o pensamento da Igreja, nesta época de globalização em que tantas ameaças impendem sobre a sociedade e sobre cada um de nós.
Muitas foram as questões colocadas, algumas respostas dadas, mas muitas interrogações permaneceram.
Que tipo de desenvolvimento procuramos? Para onde nos leva um crescimento sem limites? Como viver numa sociedade global sem perder a identidade? A pobreza é uma inevitabilidade? A crise que se vive, de natureza económica e financeira, não é consequência de uma crise mais profunda? Qual o papel do Estado? E o da sociedade civil? Que responsabilidade compete a cada um como pessoa e como instituição? Eis algumas das questões que foram discutidas. Tentarei, a partir dos debates que ali tiveram lugar, reflectir sobre alguns dos temas que hoje, tão de perto, nos estão a tocar.
Mário Freire
_______
(1) in, FONTE NOVA, n.º 1803, terça-feira 14 de Dezembro de 2010