\ A VOZ PORTALEGRENSE: As Pupílas do Senhor Reitor

domingo, janeiro 30, 2011

As Pupílas do Senhor Reitor

*
Foi por informação/alvitre, aqui no facebook, de João Marchante que tive oportunidade de rever um filme português, que é sempre bem-vindo quando reposto.
Hoje na RTP Memória, 15:00 às 16:30, passou a fita de José Leitão de Barros «As Pupilas do Senhor Reitor», numa adaptação à tela do romance homónimo de Júlio Dinis.
Existe uma adaptação anterior, realizada por Maurice Mariaud (1924).
Datada de 1935, mostra uma época daquele Minho tão bem retratado por Júlio Dinis, o mesmo Minho que foi magistralmente tratado por Camilo Castelo Branco, e do qual de quando em vez Cristina Ribeiro, também aqui no Facebook, nos dá fortes pinceladas da sua actualidade.
O drama é por demais conhecido, os amores de duas irmãs, Margarida e Clara, e dois irmãos, Daniel e Pedro, e a presença de um padre, o senhor reitor que as tutela. O comerciante da aldeia, o barbeiro/cirurgião, o médico João Semana, as vizinhas, a casamenteira, o pai dos rapazes, José das Dornas, são personagens caracterizadas por Leitão de Barros na perfeição. As paisagens, a começar pela vista de Coimbra de Santa Clara, a Universidade, os Gerais, a Porta de Minerva, enfim, a Coimbra imortal vista de há décadas atrás, também os campos do Minho, os rebanhos, a colheita do milho, as vindimas, tudo uma memória do passado. Também a intriga, a beatice, os usos e costumes da época, o viver do povo está presente, sendo hoje cenas como a da desfolhada e a da procissão etnografia pura.
Bem-Haja João, pelo ‘convite’. Um deleite ver «As Pupilas do Senhor Reitor».
Bem-Haja Cristina, por mostrar o viver do Minho dos nossos dias.
Mário Casa Nova Martins
facebook.com/Mario.Casa.Nova.Martins