\ A VOZ PORTALEGRENSE: Rainhas Medievais de Portugal

sábado, janeiro 22, 2011

Rainhas Medievais de Portugal


Saiu em Novembro de 2010 este livro «Rainhas Medievais de Portugal» de Ana Rodrigues Oliveira.
Começamos por afirmar tratar-se de um livro de História e não de um romance histórico. Fazemos esta ressalva, porque o mercado do livro foi inundado de livros que são romances sobre personagens da História de Portugal.
Como diz a Autora, principalmente para as primeiras rainhas de Portugal não há muita documentação, mas mesmo assim é-nos dado pela sua leitura um retrato que será muito próximo da realidade, visto Ana Rodrigues Oliveira ter consultado toda a documentação existente sobre aqueles reinados. À medida que se avança no tempo, mais documentação existe, e assim os trabalhos estão mais desenvolvidos.
E a última rainha a ser biografada é Leonor de Lencastre, mulher de D. João II.
A Autora também inclui estudos sobre Teresa de Leão e Castela, mãe de D. Afonso I, e sobre Inês de Castro, que ‘depois de morta foi rainha’.
A importância deste livro reside, portanto, na farta informação que trás, e pelo facto de até hoje se conhecer pouco a vida das rainhas de Portugal.
Acrescente-se que a obra também reflecte a corrente da História que estuda a vida privada, uma vez que Maria Rodrigues Oliveira também trabalhou na «História da Vida Privada em Portugal – A Idade Média», coordenada por Bernardo Vasconcelos e Sousa.
De leitura obrigatória.
Mário Casa Nova Martins
_______
[Ana Maria Rodrigues Oliveira é professora de História, com especialização na área de História Cultural e das Mentalidades. Doutorou-se em 2004 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido estudos nas áreas da mulher e da criança e participado em vários congressos e seminários. É co-autora de manuais escolares para o ensino da História e membro do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa]
-