\ A VOZ PORTALEGRENSE: Corto Maltese

terça-feira, março 22, 2011

Corto Maltese


Corto Maltese decidiu instalar-se em Veneza, a cidade que viu crescer o seu criador, Hugo Pratt. No bairo popular onde se situa a casa, as crianças jogam na rua e abundam as livrarias de antiguidades. A nova morada do marinheiro melancólico é Río Terrá del Biri, 5394/B, Cannaregio 30121.
Depois de passar um pesado portão de madeira, chega-se a um jardim que parece ter saído de uma banda desenhada de Pratt: sobre um muro estão inscrustadas pedras antigas que representam cabeças de soldados, diabos, leões e outras decorações raras e exóticas.
A nova morada de Corto Maltese, que abriu as suas portas ontem, é uma casa-museu que pretende dar a conhecer as experiências e segredos do culto marinheiro maltês, mas também converter-se num laboratório para os amantes das revistas de banda desenhada e todos os que procuram uma dose de aventura. A sua abertura coincide com a inauguração do famoso carnaval de Veneza, que transforma as ruas da cidade num desfile de máscaras e trajes da gloriosa época da Sereníssima.
Manuela Marchenasi, de 45 anos, publicista de profissão, é a mãe e directora da nova criatura. Hoje mais do que nunca, afirma, “necessitamos de personagens valentes como Maltese. Sobretudo, os jovens. Em Itália não contam com verdadeiras possibilidades de trabalho. Os contratos são sempre precários e sem dinheiro não podem realizar os seus sonhos. Este será um espaço para que os rapazes e raparigas regressem às suas casas mais audazes do que antes.
Marchenasi inspirou-se na casa-museu de Sherlock Holmes, em Londres, mas o que realmente a impulsionou a dar vida ao projecto foram os alunos da aula de artesanato dos seus filhos, numa de cujas paredes está pendurado um cartaz de Corto Maltese. “As pessoas passavam por lá e tiravam fotos em frente à imagem de Corto. Um dia pensei que se podia dar vida à personagem de uma forma mais intensa”. E, como não podia deixar de ser, na construção desta aventura, embarcaram também Guido Fuga e Lele Vianello, colaboradores habituais de Hugo Pratt.
_______
Mário Casa Nova Martins