\ A VOZ PORTALEGRENSE: SLB - Balanço para esquecer

quinta-feira, maio 26, 2011

SLB - Balanço para esquecer

Balanço p'ra esquecer
.
Com a final da Taça de Portugal terminou no passado domingo oficialmente a época de futebol, se bem que alguns campeonatos ainda continuam. Coisas do futebol português, onde vigora a ilegalidade e a corrupção, sem que as entidades competentes para tal tomem as medidas necessárias para repor a verdade desportiva.
E o sector mais corrupto é sem dúvida o da arbitragem, onde se ‘fabricam’ campeões, lugares europeus e descidas de divisão. Com a total impunidade! Não é por acaso que as entidades que regulam o futebol a nível mundial, se recusem tenazmente a introduzir as denominadas modernas tecnologias no futebol. A verdade desportiva não passa de um conceito!
O Sport Lisboa e Benfica ganhou a Taça da Liga, uma competição ‘menor’ mas com total mérito, e ficou em segundo lugar na Liga principal, lugar que lhe dá acesso às eliminatórias para a entrada na Liga dos campeões.
Quanto ao percurso desportivo na Liga, há que dizer que no inicio da época tinha todas as condições para voltar a ser campeão. E não o foi por culpa própria.
No campo desportivo, o treinador provou não ser o homem certo no lugar certo. Decisões técnicas e tácticas erradas em jogos capitais. Insistência num guarda-redes que provou não ter capacidade para o lugar. Decisões muito discutíveis quanto à formação de equipas secundárias em jogos em que o SLB tinha forçosamente que vencer. Má planificação da época, e discurso sem fio condutor. Tudo mau de mais.
No campo directivo acentua-se a incapacidade de liderança do presidente. O tratamento por ‘tu’ entre presidente e treinador, fragiliza sempre quem lidera, e dá a ideia de que o primeiro é ‘refém’ do segundo. Também com um discurso cada vez mais errático, logo desfasado da realidade, começa a ser preocupante. O medo de quem alguém dentro do SLB lhe dispute a liderança, fá-lo entrar em ciclos paranóicos, que se traduzem em contratações de jogadores onde o binómio qualidade/preço é sempre lesiva para o SLB.
O presidente do SLB vive rodeado de bajuladores, que lhe turvam a realidade. O canal televisivo “Benfica TV” intoxica os espectadores com inverdades, ou quanto muito meias-verdades, sobre os reais problemas do SLB. A “Benfica TV” tornou-se num canal em que apenas vale a pena ver os jogos que transmite. Os programas de opinião são facciosos, contribuindo para o descrédito do próprio SLB.
O Sport Lisboa e Benfica é um ‘gigante’ que continua ‘adormecido’. Há que ter novas ideias e nova gente a tomar o seu destino.
Mário Casa Nova Martins