\ A VOZ PORTALEGRENSE: O sorriso de Marcello Caetano

segunda-feira, novembro 28, 2011

O sorriso de Marcello Caetano

O sorriso de Marcello Caetano
.
O ‘13º mês’ em Portugal, foi criado por Marcello Caetano em 1972, (Decreto-Lei, 457 de 15 Novembro de 1972).
Com a introdução do ‘14.º mês’, o ’13.º mês’ passou a ser conhecido como o ‘subsídio de natal’, e aquele como o ‘subsídio de férias’.
Vale a pena lembrar o que a este propósito escreveu o seu admirador Joaquim Veríssimo Serrão: _ «Deve-se-lhe a criação daquilo a que se chama um estado social entre nós, como as pensões para as empregadas domésticas e os trabalhadores rurais, e o 13.º mês». «Verificou-se mesmo, no seu tempo, uma subida nos ordenados e uma melhoria do nível de vida, com o desemprego quase inexistente. Reforçou, por outro lado, as reservas de ouro, o que manteve o escudo na terceira moeda do mundo, depois do dólar e do franco suíço.»
Somos frontalmente críticos de marcellismo, e só ferrenhos marcellistas é que falam favoravelmente daquele período e das medidas sociais introduzidas por Marcello Caetano, como se antes tudo fosse ‘medievalismo’.
Mas neste tempo de grave crise económica e financeira, também social e acima de tudo crise de Valores, não deixa de ser irónico que a ‘herança social’ do marcellismo seja hoje lembrada, em confronto com o facto de em 2011 haver portugueses que tiveram um corte de metade no dito ’13.º mês’ e que a partir de 2012 esse subsídio deixa pura e simplesmente de ser atribuído.
Podemos ser saudosistas, mas nunca o seremos do marcellismo. Mas lembrar que foi no tempo de Marcello Caetano que os portugueses receberam pela primeira vez o ‘13.º mês’, e agora passados quarenta anos esse ‘abono’ vai-lhes ser totalmente retirado, não deixa de ser irónico!
Será que o «24 de Abril» está a ‘sorrir’ do «25 de Abril»? Parece que sim…
Mário Casa Nova Martins