\ A VOZ PORTALEGRENSE: A Mentira do e ao Poder!

sexta-feira, setembro 21, 2012

A Mentira do e ao Poder!

Vivemos uma crise da verdade. A demogogia é a ferramente com que se alcança o poder, se justifica o não cumprimento das promessas eleitorais e se alimenta a vida e a credibilidade das oposições.
José Luís Numes Martins
in, 'i', 15 Setembro 2012, pg. 13
*
José Luís Nunes Martins termina o seu ensaio com o seguinte parágrafo: _ A democracia que temos talvez não passe de um mero embuste…
Estamos em acordo com a essência do texto, que tem o título «A democracia das mentiras». Aliás, se hoje em Portugal houvesse Ensino, ele devia ser lido primeiro numa aula da disciplina de Português, e depois interpretado numa aula da disciplina de Filosofia, e, por fim, realizar-se-ia um Seminário sobre Democracia. Nem mais.
Porém, quando o Autor titula o ensaio «A democracia das mentiras», será que hoje Portugal vive mesmo em Democracia? O Regime é mesmo democrático?
A Primeira República foi a ‘ditadura’ do Partido Republicano, que se rebatizou Partido democrático. A Segunda República foi para uns ‘a longa noite fascista’, para outros ‘a ditadura salazaristas’, e para a maioria dos Portugueses o Estado Novo. E o que é esta Terceira República?
Vivemos com um Governo frágil ideologicamente e em termos humanos. A sua gente é fraca politicamente. E como nele se jogam Interesses, PSD, e Valores, CDS, terá vida curta.
Mas o que se segue não será melhor, pelo contrário.
O atual Regime passou por três fases, Fundadores – Sucessores – Funcionários. Sim, esta gentalha que está hoje na Política, a denominada fase dos “funcionários”, corresponde aos ditos ‘jotas’, aqueles que fizeram carreia dentro do partido desde as juventudes partidárias, e que agora estão à frente dos destinos do país.
Nada a acrescentar!
Mário Casa Nova Martins