\ A VOZ PORTALEGRENSE: Indisciplina

quinta-feira, setembro 20, 2012

Indisciplina

Há muito que se sabe a indisciplina que pulula no Ensino em Portugal. Agora é a vez de um jornal como o Expresso denunciar o que se passa na Universidade.
Mas a verdade é que se criou um ódio aos Professores e à Escola. Este ódio é muito fruto do mal que os sindicatos de professores têm feito à classe, dando dela uma imagem pública de ser materialista, isto é, de só se preocupar com regalias salariais e em complemento de querer cada vez menos horas letivas. O que é redondamente falso.
Os sindicados dos professores, todos com uma matriz ideológica, todos correias de transmissão de partidos políticos, têm-se servido dos professores como “carne para canhão” nas suas lutas contra diferentes Governos, nunca se preocupando com quem lhe dá a razão de existirem.
Mas, o que pode fazer a Escola, seja de que grau for, contra a indisciplina que nela existe é que é do conhecimento público? Muito pouco.
O problema da indisciplina é um problema de mentalidades. A Sociedade está modelada de uma forma que corrigir, admoestar ou punir são formas fascistas (???). O Pensamento dominante é uma forma subtil de ditadura, um pensamento único. Que fazer?
Mário Casa Nova Martins