\ A VOZ PORTALEGRENSE: Os Intocáveis

terça-feira, setembro 25, 2012

Os Intocáveis

intocáveis 2 - "favor não fazer troça !"
*
 O semanário satírico francês de Esquerda «Charlie Hebdo» editou na capa uma caricatura. Nela há duas personagens caricaturadas.
Para uns a figura vestida de Árabe é uma caricatura do Profeta Maomé, e assim a interpretaram os Muçulmanos.
Ora, na Religião Muçulmana, a figura de Maomé não pode ser materializada. Assim, se a personagem vestida de Árabe representa o Profeta Maomé, tal é uma blasfémia, e assim é um desrespeito feito a todos os Crentes do Corão.
Mas há duas personagens, e da outra ninguém fala. Por que é intocável?
Para nós há realmente duas personagem: uma é árabe e a outra é Judaica.
Não identificamos a figura Árabe como uma representação de Maomé, mas sim de um Árabe debilitado, em cadeira de rodas, e conduzida pelo seu algoz, o Judeu.
Mas o título do semanário «Intouchables 2» é perfeito!
Numa Europa descristianizada, Judaísmo e Islamismo são Religiões que se não pode criticar, intocáveis! E sabe-se como na prática são intolerantes, fundamentalistas.
Vivendo ‘paredes meias’, Islamismo e Judaísmo combatem-se, o primeiro pela destruição do segundo, enquanto o segundo continua uma expansão imperial aniquilando o primeiro.
Israel tem o direito à existência, inquestionavelmente. Tal como os Árabes, principalmente os Palestinianos que têm direito a uma Pátria independente, a Palestina.
Mas não é fácil no Ocidente, e cada vez mais em Portugal, abordar estas temáticas.
Mário Casa Nova Martins