\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

quarta-feira, dezembro 12, 2012

Desabafos

Nove anos depois do último filme da saga «O Senhor dos Anéis», o universo da Terra Média vai regressar em grande ao cinema com «The Hobbit», uma vez mais realizado por Peter Jackson.
«The Hobbit: An Unexpected Journey», ou em português «O Hobbit: Uma Viagem Inesperada», tem a data de estreia marcada para 13 de dezembro em Portugal, ou seja, na próxima quinta-feira.
Passado sessenta anos antes da ação de «O Senhor dos Anéi», «The Hobbit» segue a jornada de Bilbo Baggins, que se lança num aventura épica para recuperar o Reino dos Anões de Erebor ao pérfido dragão Smaug. Abordado pelo feiticeiro Gandalf, Bilbo vê-se na companhia de um grupo de anões, liderado pelo lendário guerreiro Thorin Oakenshield. A aventura vai levá-los por terras traiçoeiras cheia de duendes e orcs, aranhas gigantes e feiticeiros.
Embora o seu objetivo esteja a leste, primeiro o grupo tem de fugir dos túneis dos goblins, onde Bilbo encontra a criatura que mudará a sua vida para sempre, Gollum, e também o precioso e todo-poderoso anel dourado, cujo destino vai determinar todo o futuro da Terra Média.
Embora «The Hobbit» seja apenas um livro, a obra é transposta para o cinema em três partes, sendo, portanto, uma trilogia cinematográfica, como o fora «The Lord of the Rings», se bem que este seja em termos de obra escrita também uma trilogia.
É fantástico vir a ser possível ter a duas obras capitais de John Ronald Reuel Tolkien no cinema.
Todavia, que se diga ser indispensável ler quer «O Hobbit», quer «O Senhor dos Anéis». Por mais espetaculares que sejam os seis filmes, nada exclui a leitura da obra.
Por fim, diga-se também que teremos forçosamente que ir a Castelo Branco ver «The Hobbit», o sítio mais perto de Portalegre onde passa o filme.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 11/12/2012
Mário Casa Nova Martins
_______
Post-scriptum - O filme «The Hobbit» será dividido em três partes, sendo que o segundo filme, em inglês «The Hobbit: The Desolation of Smaug», tem estreia marcada para dezembro de 2013, e a terceira parte, «The Hobbit: There and Back Again», estreia a 18 de julho de 2014.