\ A VOZ PORTALEGRENSE: Como (NÃO) convém!

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Como (NÃO) convém!

Não se conhece o autor desta fotografia, como convém, tal como não se sabe quem colocou o retângulo à volta de um livro que estava no assento do carro do primeiro-ministro numa recente visita a Coimbra, como convém.
O que se sabe é que esta fotografia está, pelo menos, no facebook, e que gerou comentários, todos no mesmo sentido, como convém.
O primeiro-ministro foi ‘colocado’ ao lado dos nazi-fascistas Hitler e Salazar, «Salazar» e «A Minha Luta», como convém!
Curioso foi não termos encontrado ‘associações’ de Mussolini, ou Franco, ou mesmo Pinochet, a Salazar, mas não afirmamos que as não tenha havido, como convém.
Mas afinal que livro é aquele?
O livro que estava no carro do primeiro-ministro, e junto a ele o que pressupões que o estivesse/andasse a ler, é da autoria de um embaixador de carreira que foi assessor para as Relações Internacionais do presidente da república Jorge Sampaio
Por certo não convém que se diga ser o autor um indivíduo de Esquerda.
A revista «Atual» do semanário «Expresso» de 12 de janeiro de 2013, dedica ao livro e ao autor grande espaço.
Entre as páginas 34 e 36 está uma ‘inconveniente’ entrevista feita por Luísa Meireles a Fernando Futscher Pereira. Sim, inconveniente porque politicamente incorreta, mas séria e correta em termos históricos, como não convém!
A mesma Luísa Meireles faz uma recensão ao livro na página 32, e numa escala de 1 a 5, atribui ao livro 4, o que não convém.
Portugal, e Portalegre ainda pior, é um país onde a mediocridade grassa e a inveja galopa. Salazar é visto pela canalha como uma figura a abater. E porquê? Porque os tempos vieram a dar-lhe razão. E esta gentalha ‘sobrevive’ justamente pela negação daquela evidência.
Comprámos o livro mal dele tivemos conhecimento. A sua leitura foi/é proveitosa. Como não convém!
Mário Casa Nova Martins
*
O livro de Fernando Futscher Pereira
*
Entrevista de Luísa Meireles a Futscher Pereira
*
Recensão de Luísa Meireles ao livro
*
Badana do livro onde está uma pequena biografia do autor
*