\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

quinta-feira, janeiro 10, 2013

Desabafos

Final de ano, início do seguinte, é de bom-tom fazer-se a escolha do facto mais importante acontecido no ano.
Contudo, tal é sempre de grande aleatoriedade, e de maior subjetividade por parte de quem faz a dita escolha, ou, se se quiser, ‘eleição’.
Fazendo uma retrospetiva do que aconteceu em Portalegre no ano findo, não posso deixar de referir um acontecimento cultural passado no dia 23 de Maio, e que foi a apresentação pública na Biblioteca Municipal de mais um número, o quinto, da «Plátano – revista de arte e crítica de Portalegre». Sem apoios públicos, ou outros, a revista «Plátano» vai fazendo o seu caminho na conquista de públicos, ela que é um trabalho de equipa pluridisciplinar e, acima de tudo, plural.
Neste início de ano vai começar a ser projetada a «Plátano» número seis, com saída na Primavera.
Pela negativa, é o facto de uma famigerada fundação, de nome Fundação Robinson, não ter sido extinta, o que piorou e piora dia após dia a situação financeira autárquica portalegrense.
Mas este ano de 2013 vai no Outono dar uma vassourada no antigo Colégio de São Sebastião!
Em Outubro de 2013 acontecerão eleições autárquicas, e seja quem for o candidato do partido da rosa, a sua vitória é há muito um dado adquirido.
Tal inevitabilidade quebra uma coligação entre PSD e PCP no concelho de Portalegre, dado o PSD ser minoritário e necessitar do apoio do PCP nas estruturas autárquicas.
É importante referir este pormenor, porque se o PSD é culpado da catástrofe que atingiu o concelho de Portalegre, o PCP também é responsável!
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 08/01/2013
Mário Casa Nova Martins
*
*