\ A VOZ PORTALEGRENSE: Fernando Correia Pina

segunda-feira, março 18, 2013

Fernando Correia Pina

Fim-de-semana com gato
*
O gato é um silêncio
 
O gato é um silêncio que caminha
um enigma embrulhado em pelo fino
senhor de uma casa que é a minha
inesperada prenda do destino;
o gato é um sonho entrecortado
por vigílias intensas, passageiras,
criança tonta de gesto afiado
cavalheiro grave dado a brincadeiras.
Ó fantasma de olhos planetários
macia aparição em movimento
companheiro das horas solitárias
em que todo o mundo reinvento:
fica junto de mim até ser dia,
gato, meu mestre de sabedoria.
*
O gato cabalista

Eu olho o bicho ao sol e digo gato
e penso que há alguém atrás de mim
que ouve a palavra gato e diz um nome
que é o nome da palavra gato.
E esse que sabe os nomes das palavras
esse que pressinto atrás de mim,
é o Altíssimo.